“Emoções a mais” – Crónica de Daniel Oliveira para sportingapoio.com
Num momento em que se esperava que o Presidente do Sporting Clube de Portugal, instituição centenária e um dos três maiores clubes portugueses, aparecesse diante dos milhares de sócios e dos milhões de adeptos para lhes transmitir confiança no futuro perante um novo ciclo, o que se ouviram foram recados internos, meias palavras e desabafos emotivos.
Mas José Eduardo Bettencourt deixou algumas coisas claras: que nunca demitiria Paulo Bento e que foi Paulo Bento que lhe deu os excelentes argumentos para ir embora. E a razão porque o presidente nunca, sim, nunca, demitiria Bento é, ao que parece, porque ele é uma excelente pessoa e sendo uma excelente pessoa o Sporting lhe deve muito.
Duas conclusões: Bento, e não o presidente, tem a lucidez suficiente para tomar decisões e assim dirige os timings do clube; já o presidente, dirige o clube ao sabor das suas emoções. Mal está uma direcção que confessa que nunca poderia demitir um treinador. Mal está um clube que é dirigido por quem julga que pode pôr em causa o futuro de toda uma instituição por razões emocionais.
O presidente tratou a coisa mais natural do mundo – a partida de um treinador – como se de um trágico divórcio se tratasse. Os treinadores são profissionais e devem estar preparados para isso. O Sporting já teve muitos e muitos terá no futuro. Assim como Paulo Bento terá outras oportunidades profissionais. Não há drama nenhum. Não é nenhuma traição dispensar um treinador ao fim de quatro anos.
Agora, se Bettencourt (ou o anterior presidente) pediu a Bento que ficasse a qualquer preço, deve explicar aos adeptos porque o fez. O que leva o clube a não poder prescindir de Paulo Bento? Porque se prejudicou a carreira de Bento e o clube mantendo uma situação que o próprio treinador já achava insustentável, como o afirmou, ao dizer que teve quatro meses a mais no lugar e que o previa.
Da direcção precisam-se de mais razões e menos emoções. Porque uma instituição como o Sporting não pode depender da gratidão pessoal do seu presidente. É dele que se espera frieza nas decisões. E isso não é ter falta de valores. É o peso da responsabilidade. Se a gratidão não é pessoal, venham as explicações.
Por fim, seria bom que o presidente parasse com os constantes recados internos que, eles sim, fragilizam o clube externa e internamente. É irresponsável e infantil. Se quer explicar aos sócios as razões de tudo isto, explica. Se não, fica em silêncio. Já não se aguentam é meias palavras. Aliás, o mais perturbante na conferência de imprensa de hoje é que em vez de ter enviado uma mensagem de esperança e optimismo aos sócios e adeptos, o presidente apareceu num “enterro”, derrotado e azedo. Assim não vamos lá. Os adeptos precisam de fazer as pazes com o clube. A direcção precisa de fazer as pazes com os adeptos. Quanto mais depressa, melhor.
Daniel Oliveira
Notícias Relacionadas:
- “Já chega!” – Crónica de Daniel Oliveira para sportingapoio.com
- “Obrigado, Paulo Bento” – Crónica de Rui Oliveira e Costa para sportingapoio.com
- “Concentrar no erro” – Crónica de Daniel Oliveira
- “A bazófia” por Daniel Oliveira
- JOGÁMOS BEM (Crónica de Rui Oliveira e Costa para o www.sportingapoio.com)



"Emoções a mais" – Crónica de Daniel Oliveira para sportingapoio.com: – http://tinyurl.com/ygxz9qe
Do que vi na televisão do que o JEB mostrou hoje enquanto Presidente do nosso clube, ele é que está a mais! Quem é o treinador que agora aceita vir para o Sporting depois do JEB dizer que por ele nunca despediria o PB? Quem aceitará ser uma segunda escolha? O próprio JEB, há uns dias, assumiu que um dos grandes problemas é que a escolha dos jogadores que compramos são segundas escolhas.
A cada dia que passa este JEB é uma desilusão maior. Cheguei a acreditar mas o dia de hoje só me dá razões para sentir que é a pessoa errada para o nosso clube. Então hoje quis agredir um adepto?
Queria o Villas Boas no Sporting como treinador!!!
Já cá faltava o Sr Daniel com o seu ódio de estimação. Muitos parabéns! Deve ter orgulho por ter contribuído para o dia em que o Sporting se tornou um clube em estado de sítio…
E vç é cegooooo??’
Sim Sr Daniel Alves e mesmo o que faz falta ao SCP, e pessoas como O Sr. Daniel, nao pessoas como voce que vive com conformidades. Nunca se esqueca que o SCP e um clube de primeira nao de segunda ou treceira. Depois da tempestade vem a mudanca e e o que o nosso clube sta passando agora e ainda bem… So falta mesmo limpar a casa toda nao so a sala.
Ou és cego ou sofres de diarreia mental, quem colocou o SCP em “estado de sítio” como dizes foi o próprio JEB, em vez de apaziguar ataca os sócios chamando-nos de cretinos, anormais, etc.
Com um presidente assim não precisamos de inimigos e os próprios jogadores sofrem com estes ataques terroristas (aonde é que eu ouvi isto?) e claro o desempenho ainda é pior. Inacreditável.
Daniel és o maior, estou de acordo mais uma vez contigo, és uma lufada de ar fresco comparando com certos yes man que aqui escrevem. Um abraço amigo Daniel.
Um texto lúcido e avisado, como, aliás, é apanágio do subscritor. Era bom que esta crónica fosse lida e apreendida pelo nosso Presidente. Haja quem pense com clareza e inteligência nos problemas do nosso Sporting…
Excelente analise, Daniel. Faco minhas essas palavras.
Como vai ser conviver ainda mais três anos com o Perlesidente-pimba que nos saiu na rifa ?
É de arrancar os cabelos …
esta é uma crónica própria de quem vive de dizer mal, nunca dizendo como se faz.
Este rapaz ainda vai a Prof. Martelo da esquerda
REPITA::dizer mal…o Q???desde quando k falar verdade é flr MAL???E VÇ AONDE É K SE ESQUEÇEU DO OUTRO NEURONIO….
O Daniel falou na qualidade de sportinguista, e não vejo o que é que a política é para aqui chamada.
Falou, e falou muito bem tocando no principlr rpoblema deste momento, que é o facto de termos um presidente PAGO que quando venceu as eleições disse que ia trabalhar para unir todos os sportinguistas.
Infelizmente, neste momento os seus discursos e actos só dividem ainda mais a familia sportinguista.
No enatnto, julgo que se deve dar uma segunda oportunidade a JEB, pois todos a merecemos, e continuo a acreditar que JEB é um grande sportinguista.
SL
Caro Sportiguintas
O nosso Presidente não é um leader O PB tinha muito a desejar técnicamente e mesmo tácticamente, mas com este Presidente não vamos a lado nehum:
Paulo Bento forever é um disparate do tamanho de uma Catedral
Temos de nos preocupar com o Porto o Benfica não interessa . è infantil
Saltar de dizer mal do Benfas na tomada de posse. É de garoto não de leader
Quem é contra é terrorista A quem está ele a chamar terrorista : a si ao José de Pina ao Alfredo Barroso e a mim também.
Agora diz que nunca mudava o treinador, e que 90% dos Sportinguintas estão com Bento mas no futuro estarão 100%. O que é que ele quer dizer vamos todos num futuro próximo chorar ainda mais com os resultados e todos em unissomo pedir à Virgem para o PB voltar porque o Bento é que era bom. Miserável
José Bettencourt pode ser bom gestor na retaguarda. Não é um leader não tem esse perfil. Será um grande Sportinguista concerteza, espero que consiga o Pavilhão, mas infelizmente para nós não é um leader.
Excelente crónica do sr. Daniel Oliveira. A explicar na perfeição aquilo que se passou na conferência de imprensa. Vamos agora acreditar que as pessoas acabam por aprender com os seus erros já que o sr. José Eduardo Bettencourt ainda tem um longo caminho a percorrer. A um presidente exige-se um comportamento diferente daquele que JEB tem tido e não é com metáforas, ironias e recados perturbantes que a estrutura se tornará mais forte.
Saudações Leoninas
Estou totalmente de acordo com o Daniel Oliveira quando diz,, a propósito da atitude do Presidente:
“É irresponsável e infantil. Se quer explicar aos sócios as razões de tudo isto, explica. Se não, fica em silêncio. Já não se aguentam é meias palavras. Aliás, o mais perturbante na conferência de imprensa de hoje é que em vez de ter enviado uma mensagem de esperança e optimismo aos sócios e adeptos, o presidente apareceu num “enterro”, derrotado e azedo. Assim não vamos lá. Os adeptos precisam de fazer as pazes com o clube. A direcção precisa de fazer as pazes com os adeptos. Quanto mais depressa, melhor.”
Por mim vai ser difícil de perdoar a quem nos tratou por “terroristas”.
Que mais irá ele chamar aos adeptos que não concordam com as suas infantilidades?
Rugidos de fé e muita esperança em dias melhores
Espero que esta gentalha que escreve incessantemente a denegrir o bom nome do Sporting, a dizer mal de tudo e de todos, tenha a consciência do que anda a fazer, querem tomar o poder a todo custo como o fizeram durante a campanha eleitoral, mas ai, com um final que foi a derrota nas eleições, mas quem os viu a cuspir em todo o lado que fosse possível, pensava que iriam ganhar as eleições com uma perna às costas, mas a vontade de uma esmagadora maioria de sócios mostrou que não passava de um espirro, continuaram, só que agora não há uma data limite para acabar com esta palhaçada e é isso que me assusta………
Custa-me a acreditar que esta gente goste do Sporting Clube de Portugal.
Porque querer o poder a todo o custo cheira-me que há algo de muito preocupante por de trás disto tudo.
E agora podem começar a insultar de todas as maneiras possíveis e imaginárias, que isso é problemas vosso e não meu.
Durante muito tempo acompanhei este e outros blogs e friamente fui fazendo uma analise sobre o que se escrevia e cheguei facilmente a uma conclusão.
O Sporting é só a fachada, porque o que é realmente importante é que prevaleça a vossa ideologia, “o poder” a todo custo sem olhar a nada e pelos vistos estão a conseguir.
Hoje é um dia histórico para vós, agora só falta a cereja em cima do bolo não é?
Logo tinham de escolher o Sporting para ser usado nesta PALHAÇADA……
(texto escrito por um anónimo, mas que subscrevo na íntegra). e já agora acrescento “corram com o JEB também, não ganham nada com isso, cada vez que houver eleições a vossa facção vai PERDER, não prestam!) e pode ser que a polícia vos vá prendendo pelos crimes que cometem. Vergonhosos!
Srº Júlio facções?? Realmente você é o adepto perfeito. Terroristas, facções. De que crimes fala, aumento de passivos???
Adepto sim, mas sócio , que paga as cotas, e sempre presente no Estádio. E Falo de transporte, venda e consumo de todo o tipo de drogas, roubos. insultos, agressões, assaltos, invasão e destruição de propriedade… chega?
Esqueci-me de dizer-lhe que NUNCA DESEJEI A DERROTA DO SPORTING! ao contrário de muita dessa gente.
Mts parabéns Júlio, faço minhas as suas palavras. Este site é só arruaceiros, bloquistas que só sabem dizer mal. Se algum dia ganharmos alguma coisa vão dizer que é pouco, que temos que ganhar todos os jogos por 15-0! É só anormais que num dia tiram 40% dos jogadores e vão ao mercado no dia seguinte comprar drogbas, CR’s e afins a preço da uva mijona. Sim porque eles são os maiores. Peço-vos um favor, vão para o outro lado da 2ª circular! De certeza que se sentiriam em casa. Saudações Leoninas.
Caro Pedrogbf, vá você para o outro lado. Leve também o presidente, vocês passam o tempo a falar deles, Não preciso que me digam qual é o meu curral, eu sei bem qual é, e você???
Rui,” …Este site é só arruaceiros, bloquistas que só sabem dizer mal” Se sabe qual é o seu curral, melhor será pq assim poderá juntar-se às gaiolas e começar um zoo.
Nesse zoo vou lá encontrar muitos, pode ter a certeza!!!
Caro Sportinguista
Eu não tenho fação nenhuma, sou do Sporting sócio efectivo à mais de 15 anos a mais de 150 Km de Lisboa razão porque nunca votei por razões conhecidas.Também não sou dono da razão, agora gostava que o que o Presidente do meu clube do clube que me faz sofrer me chame de terrorista quando qualquer pessoa vê o que foi o últiomo ano e meio de PBento. Um presidente tem de ser um leader a voz aglutinadora. Para dizer parvoíces e criar divisões qualquer um o faz.
JEB é o presidente do SCP é o meu presidente. Para bem do clube espero que esteja à altura
Caro Júlio,
Eu não vendo droga, nem roubo, nem cometo agressões, etc, etc.
Há anos que acompanho o Sporting quer em casa, quer fora,e apoio sempre o meu clube mesmo nesta época em que se viu de tudo em Alvalade, menos bom futebol.
Pela simples razão de desejar que Bento, Barbosa e Telles saiam, faz também isso de mim parte da gentalha que refere?
Ou serei mais um terrorista como o refere JEB?
Nunca terei a veleidade de pôr em causa o Sportinguismo de ninguém, nem dividir os adeptos por facções. Não é o único que é sócio, não é o único que vai ao estádio, e continuo a perguntar se o aumento de passivo (sem razões válidas) é considerado crime ou não?
Caro consócio Júlio Araújo todos os que aqui e em todo o lado são chamados a emitir opinião sobre o nosso Sporting ,são atacados de um complexo de sabedoria, vai daí agarram na metralhadora, ” o PC ” e disparam para todos os lados. Já hoje, depois da notícia da inclusão do Sá Pinto na estrutura do Futebol, alguns iluminados ditos Sportinguistas, insinuam que é adepto do Porto ou fazem graçola com o problema que teve com um seleccionador. Temos os consócios que temos e nem eu nem o meu Amigo os escolhemos. Podemos é, ou ignorá-los ou combatê-los, Mas se isto não é uma luta, porque fazer deste site um campo de batalha? Na verdade,para alguns, só falta a cereja em cima do bolo Essa é mais dificil ,porque cá estaremos nós prontos a defender a nossa opcção nas últimas eleições Presidenciais.Somos muitos.Na verdade , para eles, deve ter sido muito duro apoiar um candidato e vê-lo ter semelhante votação. Neste momento já devem estar a dirigir os holofotes para outras possibilidades. Pelos vistos as cerejas deles estão podres, porque se não estivessem não se sujeitariam aquela humilhação. Quando depois da derrota dizem solenemente ” este é o meu Presidente” e ao fim de quatro meses já estâo a tentar derrubá-lo do pódio…. que grandes súbditos… Para certos fazedores de opiniões neste site ,o Dr. Roquete, no passado ,era demasiado” punhos de renda”.Agora, dizem ,temos um Presidente demasiado emotivo, que fala calão, etc. Na verdade não é fácil ir à caça com estes ajudantes. Só espero que o nosso Presidente não se farte de aturar semelhantes despautérios e mande isto tudo às malvas. Não o vai fazer, certamente, porque pelo que dele conheço é demasiado Sportinguista para tomar essa atitude, além do respeito que tem por 90% que o escolheram livremente.VIVA O SPORTING HOJE E SEMPRE.
Excelente análise! Quanto a JEB… DEPRIMENTE!!! Este sim, o novo Jorge Gonçalves!!
http://estesportingfornever.blogspot.com/
Senhor Júlio Araújo,
Não sou de facção nenhuma. Não apoiei nenhum candidato nas últimas eleições e sou apenas um sócio e um adepto que fala em nome próprio e pensa pela sua cabeça.
Achar que desejei alguma vez a derrota do meu clube é um insulto ao qual nem vou responder. Quanto à violência, a minha opinião sobre ela no futebol está escrita e a minha prática fala por mim. Odeio fanáticos e ainda mais no desporto. Por isso, no que a mim diz respeito, gostava que não fizesse generalizações.
Eu não me esqueço que, no fim de tudo, somos todos sportinguistas. Não me acho nem mais no menos do que qualquer outro. Devia fazer o mesmo. Esse tipo de linguagem, que eu não usei em relação a ninguém, fica mal entre sportinguistas. Os treinadores e os dirigentes passa. O Sporting fica.
Saudações leoninas
Se é como diz… não vejo razão para se sentir melindrado ou ofendido. Nada do que foi escrito é dirigido a si. Mas olhe que vi escrito centenas de vezes e em vários blogues a vontade expressa de… pessoas que se dizem sportinguistas a desejar a derrota do meu clube, a incitaram a violência, a insultarem tudo e todos como se fossem os únicos donos da verdade, infelizmente sempre sobre a capa do anonimato conveniente! Denegrir, insultar, e incentivar actos de vandalismo e de prejuízo do SPORTING, não tolero, não admito e hei-de combater sempre de todas as formas possíveis. VIVA O SPORTING
Julio Araújo,concordo consigo,mas há agora um mau habito em certos sportinguistas,muito patrocinado por esta direcção e já tinha sido pela anterior que é catalogar de pseudo-sportinguistas aqueles que estão contra a confusão e passividade que se instalou no nosso clube.Agora só pq era contra um treinador era contra o clube?O nosso clube parece estar numa guerra civil,dividida em duas facções,nisso tem razão,desunião essa criada por estes dirigentes que conseguiram fazer o impossivel,ou seja,desunir uma massa associativa que foi unida durante 18 anos que esteve sem ganhar.Podíamos ser de opiniões diferentes,mas não era por isso que alguém me catalogava de pseu-sportinguista só por não concordar com algo no clube,éramos unidos no apoio incondicional ao sporting,o estádio estava sempre cheio.Qual a diferença desses dias para hoje?È que antigamente não se antagonizavam adeptos,hoje em dia antagoniza-se,e as pessoas simplesmente não estão para estarem a ir ao estádio serem ofendidas e atacadas na sua auto-estima.Tenho dito.
Caro Daniel,
Revejo-me completamente na analise e também fiquei surpreendido com o drama que foi aquela conferência de impressa completamente patética.
Nem queria acreditar naquela cara de enterro do presidente numa altura em que o que os adeptos queriam ver um líder.
Há muitas formas de agradecer ao Paulo Bento sem ter de beijar o chão que pisa.
Sinceramente já não tenho muita fé neste presidente, e digo isto com muita pena pois simpatizo com ele.
Um abraço
Caro Daniel (calculo que a sua urbanidade me permita que o “trate” com este à vontade),
Dou-lhe os parabéns pela sua análise brilhante. Pelo menos é coerente com o restante pensamento que caracteriza um pseudo-intelectual de esquerda, simpatizante do berloque e intimo desses “monstros” como louçã, rosas ou fazenda. As emoções que refere, ao contrário do que diz, revelam que “JEB” vive o Sporting com intensidade e paixão. Como é por demais óbvio, uma instituição com a grandeza e história centenária do Sporting resiste sempre a este tipo de situações delicadas e difíceis; os homens passam mas o enorme SPORTING continua. No entanto, se sempre que queremos enaltecer o nosso grande clube nos permitimos a mencionar personalidades que efectivamente nos merecem respeito e reverência (Stromp, Visconde d’Alvalade, 5 violinos, Carlos Lopes, Prof. Moniz Pereira, etc.) temos que ser justos e sobretudo honestos para reconhecer que durante todo o seu percurso pelo Sporting Clube de Portugal, o Paulo Bento sempre mostrou ser um excelente profissional, daqueles que perceberam a honra que tiveram em representar o clube. Enquanto jogador, nada lhe há a apontar, enquanto treinador das camadas jovens, os resultados falam por si e, desde que abraçou o desafio de comandar a equipa principal, sempre defendeu -sofrendo todas as consequências daí inerentes- o “SCP” ao mais alto nível. Em termos desportivos, com os “ovos” que teve à disposição conseguiu uma “omelete” simples. Sem outro tipo de condimentos, não há milagres (perdoe-me a referência religiosa, calculo que o incomode). Isto tudo para lhe demonstrar que é perfeitamente natural que “JEB” a quente se tenha emocionado, numa altura em que à mercê dos “abutres” que não se cansam de pairar sobre nós, tenha tido de demonstrar a consideração, respeito, amizade e até mesmo admiração por um Homem que da melhor maneira que soube sempre tentou defender os interesses do “SCP” contra tudo e contra todos e que se estava a ver como o principal responsável pelo apocalipse, o que manifestamente não é de todo a verdade. No fundo, demonstrou-nos alguma humanidade, o que para alguém que admira Trostky, Staline ou Lenine, eu percebo que seja dificil de compreender.
Saudações Leoninas
Caro NMB,
Parece q
Caro NMB
depois de ler o seu texto bafiento (rima com Bento), dou por mim a pensar, se Camões fosse vivo e fizesse uma revisão ao seu ‘Lusíadas’, certamente que substituiria a expressão ‘Velhos do Restelo’ por ‘Velhos de Alvalade’, como expressão daquela casta auto-convencida, sempre com medo do que não conhecem, ficando eternamente reféns das ‘verdades’ eternamente mastigadas.
Por último, tenha decoro quando dá uma de ‘antropologia’ quando coloca ao mesmo nível por exemplo CARLOS LOPES e Moniz Pereira.
Você fala do que manifestamente não sabe.
Cumprimentos.
NMB, sempre gostava de saber o que é que o “berloque”, “Louçãs” têm a ver com o JEB ou Paulo Bento. ???
Misturar política com futebol é mais lá para o outro lado da 2ª circular… onde se compram votos em troca de perdões fiscais, licenças de construção, etc…
Quem escreveu este artigo é o Daniel, sócio e adepto do SCP. Já o sr.NMB, pelos vistos, tem que ir buscar Lenines e Stalines para fazer um comentário desportivo. Triste, muito triste. Mas a cima de tudo, escusado!!
Caro NMB,
Não pretendo ser advogado de defesa do Daniel Oliveira, mas tal como referi a um comentário de um sportinguista mais acima, parece ter-se enganado no site onde queria colocar o seu comentário. Talvez pretendesse colocar o seu comentário no site do Expresso ou do SOL, onde aí sim se dedicam muitos posts à política portuguesa.
Aqui fala-se do Sporting e de futebol, e não da política ou de ideologias.
Futebol é futebol, política é algo que eu agora não vou dizer.
Saudações apenas sportinguistas, ok?
Concordo inteiramente com a análise lúcida de Daniel Oliveira! Só tenho pena que se esteja a cavar este fosso insuportável entre sportinguistas, porque parece que quem não queria a continuidade de Paulo Bento e vê nesta direcção um presidente fraco e sem perfil de liderança seja acusado de falta de sportinguismo!!! Ninguém deve dar lições de Sporting a ninguém, agora é óbvio que um clube considerado 1 dos 3 grandes com o historial do Sporting tem de estar preparado para o escrutínio e a crítica constante sobretudo numa altura em que não se vê futebol, nem equipa, nem adeptos no estádio, nem jogadores de jeito, nem resultados / títulos! Acho que JEB tem toda a legitimidade das eleições, mas penso que realmente era altura de existir alguém capaz de formar uma lista directiva forte, com um programa realista mas ambicioso e sobretudo aglutinador, para se apresentar às próximas eleições.
Já agora gostava de saber porque é que os estatutos não permitem votar uma pessoa como eu, sócio correspondente há 25 anos, com leão de prata???
Saudações Leoninas
Caro nmb:
De facto acho lamentável que traga para aqui considerações políticas na análise que faz à crónica de Daniel Oliveira. Este não é o local indicado para tal. Estamos aqui para comentar o actual momento por que passa o clube e sobre esse ponto de vista não poderia estar mais de acordo com D.O.: “da direcção espera-se mais razões e menos emoções”. Já hoje JEB voltou a falar com emoções e não é isso que os sócios precisam neste momento. Seria, pois, preciso que JEB fosse mais racionalista e transmitisse confiança para os próximos tempos. Esses são os verdadeiros líderes.
Cumprimentos